segunda-feira, 23 de abril de 2018

Mediar é preciso!

“Um mediador da leitura é aquele que, 
através de atividades programadas ou não, 
consegue despertar o bichinho da leitura que todos temos cá dentro, 
mas que por vezes está adormecido”

- Meca -

O mediador da leitura é aquele que aproxima as pessoas do livro. Não se trata de entregar objeto-livro nas mãos do leitor. O mediador usa a sua paixão pela literatura para despertar atenção do outro para as histórias, a poesia, o drama e as múltiplas interpretações do mundo registradas nos livros.
Existem diversos recursos artísticos disponíveis para que possamos mediar a leitura e 'despertar o bichinho da leitura' em crianças e adultos. 
A leitura dramática, a contação de histórias, a declamação, a leitura coletiva, o teatro de fantoches, os jogos e músicas são algumas das muitas maneiras de mediar a leitura. 
A criatividade, recurso inesgotável, permite que existam uma infinidade de maneiras de fazer o outro querer mergulhar no universo da literatura. 
É importante percebermos que a mediação pode acontecer em qualquer local e em qualquer fase da vida. Tentemos a imaginar que a mediação está restrita ao ambiente escolar e direcionada somente para crianças. 
Pais, professores, bibliotecários, artistas, filhos, enfim, todos podemos ser mediadores. 
Ler junto, ler para, ler com, dramatizar, recontar, declamar, cantar e brincar com as histórias e versos são atividades que incentivam a leitura e criam pontes entre pessoas.
Para realizar uma boa mediação da leitura devemos:
1 - conhecer muito bem o livro/história/poema
2 - abusar da criatividade e das técnicas disponíveis
3 - perceber o outro, a quem nos dirigimos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário