domingo, 15 de fevereiro de 2015

Maria Luzia Cardoso (Mulher na Literatura)


São milhares de "Marias" e de "Luzias" que estão por aí no interior, nas capitais, nas periferias, escrevendo sobre o que vivem, sentem e vêem. 
Maria Luzia Cardoso é uma poetiza nascida na cidade ribeirinha de Matias Cardoso. Filha de repentista, Maria Luzia desde cedo aprendeu a fazer versos. Seu poema Lamento Negro conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Poesia: NOSSA ARTE. A premiação possibilitou que ela lançasse seu único livro, Lamento Negro. O livro traz poemas sobre relacionamentos, sobre a velhice, fatos do cotidiano, natureza, preconceito e desigualdade social. Viveu em Pirapora/MG boa parte da sua vida. E foi em Pirapora que produziu grande parte da sua obra, influenciando seu filho, o violonista e poeta Luiz Caffé.


Obsessão

Quem me vê assim tão calma
Não sabe que minha alma
Sofre com um mal sem remédio

Ninguém sabe, no entanto, 
Que eu sufoco meu pranto
Nas minhas horas de tédio

Depois da sua partida
Fiquei tão deprimida
Quase perdi a razão

Vou lutar e resistir
E a ninguém mais permitir
Que brinquem com meu coração

No silêncio do meu quarto
Chorando, disse ao seu retrato
O que você ouvir não quis
Mesmo sendo cego e surdo
Esse seu retrato mudo
Sabe que sou infeliz

Se recordar é viver 
Como posso esquecer
A dor da separação?
Embora por você sofrendo
Eu vou acabar vencendo
Esse amor-obsessão. 

Um comentário: