sábado, 27 de abril de 2019

Semana do Livro Infantil - Ano III

A literatura, considerando a oralidade, teve origens há muitos milênios atrás, quando o ser humano ainda era nômade e não existia nem mesmo a ideia das letras e da escrita. 
Espanta pensar que, mesmo tendo origens remotas, demorou muito até que fosse criada uma literatura para crianças.

Foi a partir do século XVII que começaram a surgir histórias e contos voltados para as crianças. A princípio, eram contos e histórias para educá-las moralmente, mas, com o tempo, a literatura infantil foi ganhando características que permitem acessar a sensibilidade, garantem entretenimento, facilitam o acesso à cultura, estimulam a imaginação e a criatividade, enfim, livro passou a ser coisa de criança também. 

No Brasil, comemoramos em 18 de Abril o Dia do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica Pau Amarelo e dos personagens como a boneca de pano Emília, que junto com outros personagens da turma do Sítio, vive diversas histórias criadas para encantar os pequenos leitores.
Na nossa Biblioteca Comunitária e nos Pontos de Leitura, a gente faz questão de destacar a literatura infantil e reservamos todo ano uma semana inteira para celebrar a existência e diversidade que hoje encontramos dentro da produção literária para crianças. 
Nossa gratidão aos mediadores de leitura e contadores de história que nos ajudam a apresentar a literatura infantil para a meninada.








Somos apaixonados por livros (sobretudo pelos livros infantis!). 


Salve os escritores e ilustradores que se dedicam a esse universo! 






Durante a Semana do Livro Infantil de 2019, mais de 250 crianças foram presenteadas com livros infantis novinhos. 
Para muitos deles, foi o primeiro livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário