quarta-feira, 21 de março de 2018

 “Mulheres são como as águas, crescem quando se encontram”.
Ouvi essa frase pela primeira vez no dia da nossa Feira de Troca de Saberes, evento que encerrou as atividades do Sarau Inspirações Femininas, em 2018.
A comparação expressa naquela frase não poderia ser mais exata para definir o momento vivido pelas mulheres participantes do projeto.
O Sarau, que é realizado anualmente no mês de março, já trouxe diversas atividades em outras edições, como oficinas, rodas de conversa, exposições, apresentações artísticas, produção de vídeo-poemas e publicação de livro de autoras locais.
Com menos recursos que nos anos anteriores, tivemos que nos esforçar para criar uma programação de baixo custo e com o mesmo impacto na ampliação dos espaços de fala e no empoderamento das mulheres envolvidas.
Foi então que surgiu a ideia de fazermos a Feira de Troca de Saberes. Um encontro onde todas as participantes teriam o que oferecer, o que dizer e aprender umas com as outras.
O resultado: mulheres de diferentes classes sociais, idades, graus de instrução, orientação sexual, de origens, profissões e credos diversos, todas reunidas durante uma tarde inteira para falar sobre as questões da mulher na sociedade e para compartilharem saberes.
Tudo aconteceu simultaneamente (atividades como meditação, fotografia, yôga, massagem, música, declamação, performance, roda de conversa, maquiagem, tranças e turbantes). Essa efervescência de ideias, saberes, histórias de vida e projetos de futuro, tudo sendo intercambiado pelas mulheres, pareceu gerar em nas participantes um ânimo novo para enfrentar os desafios de um mundo opressor e excludente para a mulher.
O Sarau Inspirações Femininas 2018 aconteceu no momento em que o país vive uma comoção e o choque diante da execução de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro. Em Buritizeiro, cidade vizinha de Pirapora, uma mulher de 39 anos havia sido assassinada na mesma tarde em que acontecia a feira. Pelo mundo inteiro, outras mulheres são agredidas, violentadas, subjugadas e oprimidas.
A realidade é assustadora para a mulher, e cada uma, isolada, pode sentir-se impotente diante do que está posto.
Em ocasiões em que as mulheres se encontram, se fortalecem enquanto coletividade. Por isso, a Feira de Troca de Saberes permitiu mais do que aprender-ensinar e dizer-ouvir. Como as águas crescem quando se encontram, dando corpo aos rios, assim também as mulheres participantes da feira saíram dali mais fortes e empoderadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário