domingo, 1 de março de 2015

Anízia Caldeira (Mulher na Literatura)

























Ilustradora e poeta de Pirapora/MG, Anízia Caldeira produziu uma série de poemas inspirados em desencontros e desilusões amorosas.


Cansei de contos de fada

Cansei dessa história 
de era uma vez...
Porque o que vem depois
ninguém fala, mas eu sei.

Eu apenas li o livro errado
e talvez me encantei
Mas já voltei à realidade.
Eu me enganei!

Cansei do príncipe encantado!

Que venha então o cara errado
Ou talvez um sapo
Ou não venha ninguém
Sozinha estou muito bem!

Mas, se vier alguém
que seja real, que não seja perfeito
E que tenha defeitos 
pois eu tenho também

(...)
_____________________________

Eu não te esperei 

Você não foi, né?
Eu sei, mais uma vez não deu...
O motivo é o de sempre, e você
simplesmente não apareceu 

Eu compreendo seus motivos
e não te culpo por isso
Não deu pra ir, eu sei
Mas dessa vez foi diferente:
Eu não te esperei.

Vai ver eu cansei...

Eu não fiquei preocupada
como sempre ficava com a sua demora
Também não fiquei olhando o relógio
preocupada com a hora

Você não foi mais uma vez,
Eu sei
Mas dessa vez foi diferente
Dessa vez, sinceramente,
eu não te esperei.
___________________________

Pronto, falei

Eu não tenho mais 20 anos
e na correria da vida
não vivo mais de momentos
Percebi que estou sem tempo
pra viver chorando pelos cantos
e tem coisas que é melhor deixar pra lá
Faz tempo que não sou criança
Ando sem tempo pra brincar.
Decidi que é tudo ou nada
Ou se joga ou para de uma vez
Enfim, é sim ou não
Estou sem tempo pra talvez.

(...)
____________________________


Acabou

Eu já não sinto a sua falta
Posso dizer que não sinto nada
Agora consigo sorrir sozinha
Não preciso das suas risadas

E meus passos
Estão cada vez mais largos
não preciso mais que você
Caminhe do meu lado

Enfim, essa é nossa despedida
De uma certa forma te amarei por toda vida
Mas agora não penso mais em dois, sou apenas eu
Esse é o fim, adeus.


Paranóias Femininas

Estou tão gorda
O armário está cheio de roupas
Mas nada me serve
Ah! Não vejo nada que preste
E olha que é tudo novo
Mas não sei por quê
Eu sempre acho que o que tenho é muito pouco
E esse cabelo?!
Enrola, prende, escova
Já estou fazendo isso
A mais de uma hora
E ainda não ficou bom
Pra variar nunca acerto a cor do batom
E a cor da base nunca é meu tom
E logo hoje essa espinha
Tinha que aparecer
Ai meu Deus!
Será que ele vai perceber
Ainda tem essa cintura
Que nunca afina
Celulite, estrias e gordurinhas
Como é triste minha sina
Como é difícil nascer menina
Estou me arrumando
Desde as sete da manhã
Será que lembrei de combinar a calcinha com o sutiã?
E o sapato?!
Tem que ser aquele do salto mais alto
Mas meu pé ta cheio de calos
Não importa, é esse que vai ser
Pra ficar bonita tem que sofrer
E a bolsa?!
Será que vai combinar
Com minha roupa?
Acho que não, melhor a outra
Ai, o carro já buzinou...
Ai meu Deus, ele chegou
__To pronta!
__Vamos, amor!
Foi a única coisa que ele falou.
Uma hora no chuveiro
Duas horas na frente do espelho
A tarde toda no cabeleireiro...
E ele nem reparou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário