sexta-feira, 6 de março de 2015

Charmene Sopas Porto (Mulher na Literatura)

De família portuguesa, Charmene Sopas Porto tem entre suas inspirações os poetas portugueses Fernando Pessoa e Florbela Espanca, além da admiração pelo trabalho de Chico Buarque. Dessas inspirações, do cotidiano, das coisas vividas, das saudades, das alegrias, da família, do amor e da arte é que Charmene compõe seus versos, como quem tece um bordado de cores e traços delicados.
_____________________________

Profana

Eu destruí lares
Violei segredos
Revelei verdades
Tirei teu sossego.

Violentei teu corpo
Te induzi a erros
Inspirei desejos
Dos mais puros aos mais obscenos.

Que outras sejam santas...
Eu serei perdida!
Cometi pecados
E jurei mentiras.

Alimentei sonhos
Apontei defeitos
Desnudei a alma
Me mostrei por dentro.

Te amei com garras
Te marquei com dentes
Toda erva daninha
Plantei a semente.

Te levei ao vício,
Virei dependente
Desse amor que é terno
Mas maltrata a gente.

Despi minhas roupas,
Me despi dos medos.
Quebrei tuas regras,
Me tornei descrente.

Vivo de migalhas
Sobras de carinho.
Eu carrego a culpa
Pelos teus pecados.

Eu mereço a cruz
De não te ter comigo,
Pois você é flor
Eu serei sempre espinho.

E apesar de tudo
Visto o meu sorriso.
...E maldita eu seja,
Por ser tão feliz!
______________________________ 

O Livro

O livro emprestado
Fez-me estragos
Só em pensar
Que as mesmas páginas
Que eu folheava
Foram percorridas
Uma a uma
Pelas tuas mãos.

O livro emprestado
Deu-me rubores
Ao imaginar
Que todas as letras,
Detalhadamente,
Foram observadas
E decifradas
Pelo teu olhar.

O livro emprestado
Guardo com zelo, pois
Despertou-me desejos
Ao supor
Teres adormecido
Com ele entre as mãos.

O livro emprestado
Acelerou-me o peito
Deu-me calafrios
Trouxe-me o despeito,
A inveja:
Ele esteve contigo
E eu não.
________________________

Percepção

Eu tiro os óculos
pra nem te ver
Mas seu sorriso
ilumina o dia
e eu me pego 
olhando sem ver
na sua direção.
É inútil tirar os óculos
Pressinto sua presença.
Te vejo com o coração.
___________________________

Haicai Secreto

Você nunca saberá dos sentimentos
Escondidos a sete chaves,
Nem dos sonhos e desejos
Camuflados em meus olhares.
___________________________

A sua solidão

Tenho pena da sua solidão.
Morar só.
Silêncio de diálogos.
Dormir só.
Sem pés para roçar os pés.
Acordar só.
Sem sorrisos de Bom Dia!
Respeito. 
Eu sei que é opção.
Talvez nem seja...
Tenho pena de toda solidão.
Fazer comida para um só.
Refeição é bom com alguém...
Ter com quem dividir.
Você tem suas plantas e bichos.
Quem os ama sabe:
Nada mais fiel ou 
Mais verdadeiro.
Você não vive exatamente só.
Mas, tenho pena da sua solidão,
Que é planejada, organizada,
Desejada, programada.
Você se preparou para ela.
Tenho pena de toda solidão!
Se eu pudesse
Acabava com a sua, 
Que eu sei que incomoda 
Bem mais a mim
Que a você.
Você lê quando quer,
Ouve a música que quer,
Assiste ao seu programa na TV,
Dorme à hora que quiser...
Você manda em você!
Sentiu na pele:
“Antes só do que mal acompanhado”.
E escolheu ser só.
E eu vivo sempre
Tão cercada, cerceada,
Que chego a ter mais inveja
do que pena 
Da sua solidão!
____________________________

Outro Sonho

Sonhei com um homem chorando.
Uma tristeza sem fim.
Choro contido, calado.
E a visão que eu tinha não era a minha.
Eu via como que ampliado.
As lágrimas não caíam em gotas.
Desciam como rios,
Que invadiam o rosto,
Percorriam rugas,
Preenchendo sulcos,
Molhando a face.

... E havia tanta poesia nisso.
______________________________

Saudade

No primeiro minuto sem você,
Por 60 segundos fiquei sem ar.

Na primeira hora sem você,
Por 60 minutos saí do ar.

No primeiro dia sem você,
Por 24 horas eu chorei.

No primeiro mês sem você,
Por 30 dias só pensei.

No primeiro ano sem você,
Por 365 dias apenas lembrei.

Achei que ia morrer,
Talvez desmaiar...
Me afoguei em lágrimas,
Pensamento fixo
Em lembranças boas...

No início sofri,
Depois me acostumei
Com essa ausência presente
Ou presença ausente,
Nem sei.

Você está sempre comigo,
Como minha sombra,
Que de noite me envolve
E de dia me acompanha.

A saudade me faz companhia...
Que imenso vazio seria,
Se não existisse
Esse lembrar de você?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário